sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reportagem sobre Uberaba na revista Veja

A edição nº2170 da revista Veja, publicada em 23/06/2010 fez uma reportagem sobre Uberaba na sessão "Comportamento", na qual se fala muito sobre o espiritismo da nossa cidade, que segundo a revista, tem mais de 100 centros espíritas contra 54 igrejas católicas. Falou-se muito também sobre Chico Xavier e sua instalação na cidade desde 1959. Enaltecendo um ponto forte da nossa cidade, o espiritismo, a reportagem não foi de um todo ruim, minha crítica à revista foi ao fato de o repórter (que me pareceu ser uberabense) "mentir" na contagem da população de nossa cidade, dizendo que temos 290.000 habitantes, sendo que no censo do IBGE 2009, éramos 296.261 (não é uma diferença grande mais seria mais apropriado colocar "aproximadamente 300.000 habitantes) e também ao fato de dizer que nossa cidade é pacata e não apresenta grandes atrativos turísticos (não acho que seja pacata, pode ter sido antes de eu nascer. E quanto ao turismo, onde está a citação de Peirópolis que é destaque nacional em pesquisas paleontólogicas e a citação às construções antigas de nossa cidade). Não acho que tenha sido uma reportagem ruim, mas poderia ao menos falar mais sobre outras qualidades que temos. Não gostei muito do termo "pacata", para quem for de fora e ler, Uberaba parecerá uma cidade "sem nada" (o que não é verdade). As páginas da reportagem estão abaixo:(páginas 130,131,132,133 e 134).




Nenhum comentário: