quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Memórias: Rua João Pinheiro em 1930

Esta é uma foto da década de 1930 mostrando uma das ruas mais antigas de Uberaba: a rua João Pinheiro. Ao longo dos anos ela teve diversos nomes, nomes que variavam de acordo com as diversas pessoas que nela moraram (já foi rua dos Lemes, dos Vieira, dos Firmino, dos Ingleses e rua da Pinga). Em 1880 a comissão recenseadora deu a ela o nome de rua das Flores e finalmente em 1908 seu nome mudou-se definitivamente para rua Doutor João Pinheiro. Atualmente ela começa na Avenida Leopoldino de Oliveira e termina no conjunto habitacional Morada do Sol (ou vice-versa), sendo um dos principais meios de os moradores do bairro Boa Vista e arredores chegarem ao centro da cidade.

Fonte: Arquivo Público Municipal
Autor Fotógrafo: Não identificado
Autor Restauração: Paulo Lemos
Referência: Rua João Pinheiro
Data: 1930 (década)


Fonte das informações: Site Uberaba-A história em fotos

2 comentários:

Adelino P. Silva disse...

Morei na Rua João Pinheiro de 1944 até 1950, em frente à Rua Silva Jardim. Ali passei os melhores anos de minha infância. Lá comemoramos o final da Segunda Guerra Mundial.
Era das poucas ruas asfaltadas de Uberaba, talvez devido ao grande número de carroças que por ali transitavam entre o Centro da cidade e a Estação da Estrada de Ferro Mogiana levando e buscando mercadorias.
Gostei muito do blog. Meus parabéns.

Roger.R.A.Raimundo disse...

Obrigado Adelino. Sua história é incrível! Mais uma vez obrigado pela visita e pelo comentário.