domingo, 12 de agosto de 2012

Memórias: Colégio Marista Diocesano

Esta é uma imagem da década de 1930 mostrando o Colégio Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (atual Colégio Marista Diocesano). Esta edificação foi construída em 1893, com recursos obtidos por meio de uma Sociedade de Ações liderada pelo farmacêutico Francisco Sebastião da Costa, passando a ser um seminário a partir de 1896 quando o Bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, transferiu para Uberaba a sede de sua Diocese, trazendo todos os Seminaristas e o corpo docente do Seminário Episcopal Santa Cruz. Em 1899, Dom Eduardo transformou o Seminário no Colégio Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, que foi entregue aos padres recém chegados, sob a direção do Frei Caledônio de São Mateus. Esses mantiveram o colégio em funcionamento até o final de 1902, quando os Irmãos Maristas tomaram a direção. A partir de 1905 foram feitas várias ampliações no edifício para atender à demanda de procura de vagas:

  • 1905 – Construção de barracão coberto de zinco.
  • 1908 – Aquisição de um terreno de 10 hectares.
  • 27/12/1910 – Inauguração da construção de um bloco de edifício complementar – Pavilhão Frumentius.
  • 02/02/1921 – Inauguração de um bloco em forma de L. 
  • 1923 – Construção de passarelas e varandas, unindo os diversos blocos de edifícios.
  • 1925 – Construção de um galpão para depósito, no fundo da propriedade.
  • 15/08/1944 – Inauguração da Capela.
  • 26/08/1944 – Inauguração do bloco onde hoje é a entrada do Colégio.
  • 1957 – Demolição do Pavilhão Frumentius.
  • 19/03/1958 – Inauguração do galpão e sala de estudos menores.
  • 10/08/1958 – Inauguração de mais um pavilhão onde hoje, estão o Salão de Atos e o Maristinha.
  • 13/08/1959 – Inauguração do último bloco.
  • 1961 – Demolição do prédio construído em 1893, em seu local foi construído o jardim e o estacionamento para automóveis.
  • 1969 – O terreno adquirido em 1908 foi vendido. Hoje é o Condomínio Morada das Fontes.
  • 1977 – Inauguração de uma Capelinha.
  • 10/05/1988 – Inauguração do Ginásio Poliesportivo.
  •  Durante a década de 1990 o prédio sofreu reformas e adaptações, sem modificar sua estrutura.
Fonte das informações: Site Uberaba-História Fotografada
Referências bibliográficas:ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 29, 2001.
MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974.

4 comentários:

Anônimo disse...

OS APOSENTADOS NÃO PODEM FAZER GREVE PARA REIVINDICAR SEUS DIREITOS E RESPEITO À CLASSE, MAS NAS URNAS, VÃO FAZER A DIFERENÇA. A DERROTA DOS CARRASCOS DOS APOSENTADOS SERÁ INESQUECÍVEL.
ATENÇÃO PARA A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.
ROLA NA NET:
APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PROFESSORES, MILITARES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – ESCRAVIZADOS E HUMILHADOS – VÃO “FERIR DE MORTE POLÍTICA” O CORAÇÃO DOS CARRASCOS CORRUPTOS: AS URNAS.
LUTE HOJE PARA VIVER BEM O AMANHÃ.
POVO SEM PARTIDO POLÍTICO É PATRÃO: NÃO PERDE
ELEIÇÃO PARA PESQUISA, RÁDIO OU TELEVISÃO.
REPASSEM SEM MODERAÇÃO
POLÍTICOS SÓ RESPEITAM AS URNAS: MAIS NADA!!!
PENSANDO NISSO OS APOSENTADOS, COM MUITA PROPRIEDADE, DESENVOLVERAM DE FORMA SIMPLES, EFICIENTE E DEMOCRÁTICA UMA MANEIRA DE LUTAR PELAS SUAS CAUSAS E, AO MESMO TEMPO, RESOLVER GRAVES PROBLEMAS NACIONAIS.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM DIREITO, MAS NÃO PODEM CURTIR A APOSENTADORIA: SÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS NO BRASIL.
A esperança do povo brasileiro está na ponta dos dedos dos aposentados, idosos e cidadãos que têm a consciência de que: POVO QUE NÃO TEM PARTIDO É PATRÃO NAS URNAS.
“A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” vai deixar muitos políticos mal intencionados sem sono.
ITÁLIA: O governo criou os juízes sem rosto que acabaram com a máfia.
BRASIL: A Revolta das Bengalas e das Cadeiras de Rodas, movimento sem partido e sem nome, vai acabar com a escravidão dos aposentados, idosos, trabalhadores, anarquia e corrupção instaladas no país pelos últimos governos, inclusive estaduais e municipais.
O PARTIDO DOS TRABALHADORES E SEUS COLIGADOS ESTÃO QUEIMADOS COM OS IDOSOS, APOSENTADOS, PROFESSORES, MÉDICOS, MILITARES (INCLUSIVE DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS – PEC 300), FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COM TRABALHADORES – FUTUROS APOSENTADOS.
FERNANDO HENRIQUE PREPAROU A FORCA DOS POSENTADOS, LULA COLOCOU A CORDA E A DILMA, RELEMBRANDO O SEU PASSADO, ESTÁ PUXANDO A CORDA EM VOLTA DO PESCOÇO DOS IDOSOS – COM A FRIEZA DE UMA TERRORISTA.
MAIS DE 20 MILHÕES DE IDOSOS E APOSENTADOS VÃO ÀS URNAS PARA DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS. APÓS 12 ANOS, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO.
A OPOSIÇÃO VAI ASSUMIR E RESPEITAR OS TRABALHADORES E APOSENTADOS PORQUE NÓS, NOVAMENTE DEPOIS DE QUATRO ANOS, SEREMOS A VERDADE NAS URNAS.
EXISTEM VÁRIAS CLASSES ENGAJADAS NOS INTERESSES DOS APOSENTADOS PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO DOS TRABALHADORES E APOSENTADOS NO BRASIL.
O texto:
“A REVOLTA DAS BENGALAS E CADEIRAS DE RODAS.”
DE UM LADO: APOSENTADOS E OS IDOSOS QUE CONTRIBUÍRAM, POR DÉCADAS, PARA TER UMA VELHICE DIGNA, MAS ESTÃO HÁ 12 ANOS ESCRAVIZADOS PELOS GOVERNOS DO PT (LULA E DILMA)E ATÉ PASSANDO PRIVAÇÕES. DO OUTRO LADO: POLÍTICOS CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE NA PLATAFORMA DE GOVERNO PROMETEM RESOLVER O PROBLEMA DA APOSENTADORIA.
“CAMPO DE BATALHA: AS URNAS".
OS IDOSOS VÃO SE “ARRASTAR” ATÉ AS URNAS PARA TIRAR DO PODER CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE PROMETERAM RESOLVER O PROBLEMA DO APOSENTADO E NADA FIZERAM PORQUE SABEM QUE IDOSOS NÃO GOSTAM DE VOTAR, MAS OS CARRASCOS VÃO “CAIR DO CAVALO”.
ESTA CAUSA É DE TODOS, INCLUSIVE MILITARES E CIVIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. TODOS ESTÃO CAMINHANDO PARA GANHAREM SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO: É O OBJETIVO DOS CARRASCOS QUE ESTÃO NO PODER.
APESAR DA ECRAVIDÃO E ESTADO DE MISÉRIA IMPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NÃO É RARO O APOIO QUE OS IDOSOS DÃO AOS SEUS FILHOS E/OU NETOS SEM EMPREGO OU POR OUTROS MOTIVOS.
SOMOS MAIS DE 20 MILÕES DE APOSENTADOS. NÃO HÁ ELEIÇÃO VENCIDA COM ESTA DIFERENÇA DE VOTOS.
NÓS TEMOS O PODER DE TIRAR OU COLOCAR: PODEMOS MUDAR TUDO, NÓS NÃO TEMOS PARTIDO POLÍTICO.
JOVEM, LEVE O SEU IDOSO ATÉ AS URNAS. A SUA VIDA CERTAMENTE VAI MELHORAR.
REPASSEM ESTAS MENSAGENS PARA TODOS, INCLUSIVE VIA: FACEBOOK, ORKUT, TWEETER, MSN, SITES RELATIVOS A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, APOSENTADOS, ETC.
OS VELHINOS, TRABALHADORES, APOSENTADOS, ESCRAVIZADOS, MISERÁVEIS, HUMILHADOS E ENDIVIDADOS AGRADECEM.

Leandro Andrade disse...

Comitê Regional do Triângulo realiza
3ª reunião em Uberaba

Durante dois dias (13 e 14), terça e quarta-feira, o Comitê Regional do Triângulo realiza sua 3ª reunião, em Uberaba. Neste terceiro encontro serão apresentadas as atividades desenvolvidas pelos representantes regionais da região para a construção dos planos de ações integradas, que envolvem as áreas de saúde, educação, segurança, cultura, agricultura, meio ambiente, entre outras.
Empossado no dia 9 de fevereiro, na Cidade Administrativa, o comitê é formado por agentes de diversas secretarias e órgãos estaduais que possuem unidades na região. Sua criação representa mais um passo para a regionalização da gestão governamental por meio do Estado em Rede, uma das prioridades do governo Antonio Anastasia. O programa, iniciado em 2011 de forma piloto no Rio Doce e no Norte de Minas, está sendo ampliado este ano para todas as regiões de planejamento do Estado.
Evento: 3ª reunião do Comitê Regional do Triângulo
Data: 13 e 14 de novembro
Horário: Dia 13 ( 9h às 18h)- Dia 14 (9h às 12h)

Local: Salão de Reuniões da Sede ABCZ- Praça Vicentino- Rua da Cunha 110- Parque Fernando Costa- Uberaba
Informações-(31) 9762-6948

Carlo disse...

Róger, queria cumprimentar você pelo excelente blog. Nasci e vivi a maior parte da minha vida em Uberaba, me mudei em 2000 para Uberlândia (também para estudar na UFU), não estive em Uberaba desde 2003, e graças à sua página pude ver como a cidade mudou. Desde 2005 estou morando em Buenos Aires, Argentina, e espero poder visitar Uberaba em breve. Parabéns, um abraço!

Róger.R.A.Raimundo disse...

Carlo, muito obrigado pelo comentário.