domingo, 2 de junho de 2013

Avenida Leopoldino de Oliveira

Retomando as postagens aqui no blog "O Melhor de Uberaba" eu resolvi falar um pouco sobre a Avenida Leopoldino de Oliveira, uma das primeiras avenidas da cidade, senão a primeira. As imagens utilizadas nessa  postagem foram retiradas de uma página no Facebook intitulada "Uberaba em Fotos" e mostram a avenida em diferentes épocas. Nessa postagem eu coloquei também algumas fotos do Grande Hotel de Uberaba que encontra-se nessa avenida, sendo um dos principais pontos de referência da mesma.
Datada da década de 1930 esta primeira imagem, cujo fotografo não foi identificado e cuja restauração foi feita por Paulo Lemos, mostra o córrego da Lajes que atualmente encontra-se canalizado sob a avenida.
Datada da década de 1930 esta segunda imagem, cujo fotografo não foi identificado e cuja restauração foi feita por Paulo Lemos, também mostra o córrego da Lajes que atualmente encontra-se canalizado sob a avenida.
Imagem de 1938 mostrando a canalização do córrego das Lajes. Ao fundo podemos ver a Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Mercado Municipal de Uberaba.

Esta imagem da década de 1950, cujo fotografo chama-se Ricardo Prieto, mostra a canalização do córrego concluída.
Esta imagem, também da década de 1950 e também feita por Ricardo Prieto, mostra o cruzamento entre a Avenida Leopoldino de Oliveira e a Avenida Guilherme Ferreira. Ao fundo podemos ver o Mercado Municipal de Uberaba.
                                      
 Esta imagem de 1961, que foi feita por José Kalkbrenner F. e restaurada por Paulo Lemos, mostra a Avenida Leopoldino de Oliveira com algumas edificações a mais do que as imagens anteriores.
Esta imagem da década de 1940 por Marcellino Guimarães é um anúncio do Grande Hotel de Uberaba, localizado na avenida.
 Esta imagem mostra a avenida na década de 1940 e em destaque ao fundo podemos ver o Grande Hotel de Uberaba. Esta imagem pertence ao acervo pessoal de Valéria Cunha e o fotografo é desconhecido.
Imagem da década de 1940 pertencente ao acervo pessoal de Valéria Cunha. Fotógrafo: Tininho Bruno.
Imagem da década de 1940 feita por Postal Colombo e restaurada por Paulo Lemos mostrando o córrego das Lajes e o Grande Hotel de Uberaba ao fundo.
Imagem da década de 1940 mostrando a avenida com destaque para o Grande Hotel de Uberaba. Fotógrafo desconhecido. Acervo: Prieto.
Imagem mostrando o Grande Hotel de Uberaba na década de 1940. Fotógrafo desconhecido.
Imagem da década de 1940 feita por Marcellino Guimarães mostrando a avenida.
Imagem de 1948 mostrando a avenida e tendo o Grande Hotel de Uberaba em destaque. Fotógrafo desconhecido. Acervo: Prieto.
Imagem de 1967 mostrando a construção da galeria sob a qual corre o córrego das Lajes. Fotógrafo desconhecido.
Imagem da década de 1970 mostrando a construção da galeria sob a qual corre o córrego das Lajes. Em destaque vemos o edifício Karajá. Fotógrafo desconhecido.
Imagem feita por Marise Romano mostrando a avenida em 2006.
Imagem feita por Marise Romano mostrando a avenida em 2006.
Por conta das enchentes que assolam a Avenida Leopoldino de Oliveira e outras da cidade, foi criado o projeto Água Viva, cujo objetivo é separar o esgoto das águas pluviais e construir novas galerias de drenagem. Imagem de 2012 feita por Antônio Carlos.
Imagem de 13/11/2012 feita por Antônio Carlos mostrando a implantação de uma das cabines do sistema BRT (Bus Rapid Transit) entre o Mercado Municipal e a praça Manoel Terra.

Imagem da avenida em 21/04/2013 mostrando a implantação das cabines do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Uberaba. Fotógrafo: Antônio Carlos.
Imagem da avenida em 21/04/2013 mostrando a implantação das cabines do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Uberaba. Fotógrafo: Antônio Carlos.

Imagem de 21/04/2013 feita por Antônio Carlos mostrando a modernização da avenida com as faixas de pedestres sendo destacadas em vermelho.
Imagem de 21/04/2013 feita por Antônio Carlos mostrando o Grande Hotel de Uberaba.
Imagem de 21/04/2013 feita por Antônio Carlos mostrando o Grande Hotel de Uberaba.

Nenhum comentário: